Na área de contabilidade, certidões são documentos importantes, os mais comuns e frequentemente solicitados por empresas e pessoas físicas são as chamadas Certidões Negativas de Débito (CNDs) ou documentos de comprovação de regularidade fiscal e obrigatoriedade.
Atestam que a pessoa física ou jurídica está em dia com suas obrigações perante diversos órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais)

Comprova a regularidade fiscal perante a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).Atesta (como IRPJ, PIS, COFINS, IPI, etc.) (antiga CND do INSS).

Emitido pela Caixa Econômica Federal. Comprova que a empresa está em dia com as obrigações relativas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos seus empregados.

Emitida pela Secretaria de Fazenda (ou Finanças) Estadual. Atesta a inexistência de débitos referentes a tributos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Emitida pela Prefeitura (Secretaria de Finanças/Fazenda) Municipal. Comprova a inexistência de débitos referentes a tributos municipais, como o Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), se for o caso

Emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Comprova que a empresa não possui débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.

Emitida pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para comprovar que um profissional ou escritório contábil está habilitado e em situação regular para exercer a profissão.