EMISSÃO DE CERTIDÕES

Na área de contabilidade, certidões são documentos importantes, os mais comuns e frequentemente solicitados por empresas e pessoas físicas são as chamadas Certidões Negativas de Débito (CNDs) ou documentos de comprovação de regularidade fiscal e obrigatoriedade.

Atestam que a pessoa física ou jurídica está em dia com suas obrigações perante diversos órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais)

 

Conheça os tipos de certidões

Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais

Comprova a regularidade fiscal perante a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).Atesta (como IRPJ, PIS, COFINS, IPI, etc.) (antiga CND do INSS).

Certificado de Regularidade do FGTS (CRF)

Emitido pela Caixa Econômica Federal. Comprova que a empresa está em dia com as obrigações relativas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos seus empregados.

Certidão Negativa de Débitos Estaduais

Emitida pela Secretaria de Fazenda (ou Finanças) Estadual. Atesta a inexistência de débitos referentes a tributos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Certidão Negativa de Débitos Municipais

Emitida pela Prefeitura (Secretaria de Finanças/Fazenda) Municipal. Comprova a inexistência de débitos referentes a tributos municipais, como o Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), se for o caso

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT)

Emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Comprova que a empresa não possui débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.

Certidão de Regularidade Profissional

Emitida pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para comprovar que um profissional ou escritório contábil está habilitado e em situação regular para exercer a profissão.